Depois de trabalhar uma atividade sobre pronomes intitulada "Afinal, quem é essa velhinha?", da coleção Construindo a Escrita, os alunos produziram um texto criando uma nova versão da personagem e desenharam as ilustrações que foram para o painel da sala.
Após essas atividades, fizemos a leitura do livro, comparamos os textos e desenhos de Ricardo Azevedo com as idéias que os alunos criaram porque o livro contém outras três versões da personagem e que não foram trabalhadas na atividade.
Companhia das Letrinhas | 1998
Nessa história, seis amigos que moram na mesma rua vêem uma senhora velhinha sair de casa. Não sabem nada sobre ela, a não ser uma ou outra coisa que pode ser observada à distância. Sabem, por exemplo, que a velhinha às vezes sai de casa acompanhada de um velhinho de nariz meio torto e que eles vão andando pela rua, nos fins de tarde em que não chove nem faz frio. E o que mais? Na falta de informações objetivas, cada um dos seis amigos imagina como é a velhinha, que tipo de vida ela leva, o que fez quando era moça, como passa o tempo dentro de casa etc. Cada um conta a sua versão da história, isto é, embora todas elas tenham pontos em comum, nenhuma se repete, nenhuma é igual à outra.
Fonte: https://books.google.com.br/books/about/Uma_velhinha_de_%C3%B3culos_chinelos_e_vesti.html?id=2jIMAQAACAAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR